O sucesso de uma cirurgia plástica não se faz apenas durante a operação. Há cuidados que podem ajudar a aumentar as chances de êxito do procedimento.
No pós operatório é importante evitar fatores que propiciem um complicação. Alguns cuidados essenciais são:
Evitar fumar até pelo menos 30 dias da cirurgia
O risco de necrose e trombose são maiores nos primeiros 14 dias, mas a cicatrização precisa de oxigênio principalmente nas fases iniciais.
Evitar anticoagulantes até pelo menos 21 dias da cirurgia
O risco de sangramento existe até os pequenos vasos cicatrizarem.
Não usar anticoncepcional até 14 dias depois da cirurgia
O anticoncepcional aumenta o risco de trombose.
Evitar ambientes quentes
Como visto, até pelo menos 21 dias há risco de voltar a ter algum sangramento e o calor por ser vasodilatador, aumenta o risco de sangramento. Por isso, os banhos devem ser mornos e rápidos.
Evitar sol por ao menos 45 dias
O sol pode aumentar o inchaço, facilitar sangramento e manchar a pele, nos casos em que houver alguma mancha roxa ou amarelada.
Fazer drenagens linfáticas e ultrassom, quando indicados
Muitas cirurgias, como a lipoaspiração, abdominoplastia, lifting facial, onde há um grande descolamento da pele, geram inchaço maior. O inchaço deve ser combatido, pois a manutenção dele por levar à fibrose, nodulações e irregularidades.
Usar malhas compressivas
Nas cirurgias com descolamentos, a malha compressiva alem de minimizar o inchaço, ajuda a pele a “grudar” mais rapidamente.
Evitar exercícios e movimentações que forcem a cicatriz.
Uma cicatriz leva tempo para ficar forte. Toda cicatriz recente pode alargar se submetida à tensão. A cicatriz leva pelo menos 45 dias para ter uma força razoável
Cumprir todas as orientações do cirurgião.
Parece ser óbvio, mas infelizmente nem sempre isso é seguido. A certeza de estar bem, o pensamento de “minha cicatrização é boa” pode ser uma armadilha. A cicatriz demora para ganhar força, os vasos demoram para cicatrizar e uma bobeada pode prejudicar a cirurgia. Sempre brinco que “paciente que está muito bem é paciente perigoso”. Perde o receio e fica valente. A sensação de estar muito bem deve se um alerta.