Cuidados no Pós-Operatório de Cirurgia Plástica

Cirurgia Plástica em Poços de Caldas - Cuidados no Pós -Operatório

Tópicos

O sucesso de uma cirurgia plástica não se faz apenas durante a operação. Há cuidados que podem ajudar a aumentar as chances de êxito do procedimento.

No pós operatório é importante evitar fatores que propiciem um complicação. Alguns cuidados essenciais são:

Evitar fumar até pelo menos 30 dias da cirurgia

O risco de necrose e trombose são maiores nos primeiros 14 dias, mas a cicatrização precisa de oxigênio principalmente nas fases iniciais.

Evitar anticoagulantes até pelo menos 21 dias da cirurgia

O risco de sangramento existe até os pequenos vasos cicatrizarem.

Não usar anticoncepcional até 14 dias depois da cirurgia

O anticoncepcional aumenta o risco de trombose.

Evitar ambientes quentes

Como visto, até pelo menos 21 dias há risco de voltar a ter algum sangramento e o calor por ser vasodilatador, aumenta o risco de sangramento. Por isso, os banhos devem ser mornos e rápidos.

Evitar sol por ao menos 45 dias

O sol pode aumentar o inchaço, facilitar sangramento e manchar a pele, nos casos em que houver alguma mancha roxa ou amarelada.

Fazer drenagens linfáticas e ultrassom, quando indicados

Muitas cirurgias, como a lipoaspiração, abdominoplastia, lifting facial, onde há um grande descolamento da pele, geram inchaço maior. O inchaço deve ser combatido, pois a manutenção dele por levar à fibrose, nodulações e irregularidades.

Usar malhas compressivas

Nas cirurgias com descolamentos, a malha compressiva alem de minimizar o inchaço, ajuda a pele a “grudar” mais rapidamente.

Evitar exercícios e movimentações que forcem a cicatriz.

Uma cicatriz leva tempo para ficar forte. Toda cicatriz recente pode alargar se submetida à tensão. A cicatriz leva pelo menos 45 dias para ter uma força razoável

Cumprir todas as orientações do cirurgião.

Parece ser óbvio, mas infelizmente nem sempre isso é seguido. A certeza de estar bem, o pensamento de “minha cicatrização é boa” pode ser uma armadilha. A cicatriz demora para ganhar força, os vasos demoram para cicatrizar e uma bobeada pode prejudicar a cirurgia. Sempre brinco que “paciente que está muito bem é paciente perigoso”. Perde o receio e fica valente. A sensação de estar muito bem deve se um alerta.

Gostou? Compartilhe!
plugins premium WordPress

Fale com nosso
atendimento!